Planejar para realizar um branding bem eficiente. | Desbrave Propaganda | Vamos criar uma marca desbravadora pra você! BRANDING Planejar para realizar um branding bem eficiente.

Defina estratégia, posicionamento e atributos.

A definição da estratégia está relacionada aos valores que a marca deverá levar em conta, em que filosofia irá se basear e qual a sua visão de futuro. É preciso concretizar de que maneira ela quer ser percebida. O posicionamento é a promessa do produto ou do serviço que ela irá oferecer; o que ela faz e quem é o seu público. Os atributos são características qualificadoras e diferenciais que o empreendedor precisa determinar. Ética e confiabilidade, por exemplo, são atributos qualificadores e a maneira como a marca deverá se distinguir de suas concorrentes é um atributo diferencial.

Construa ou renove a marca.

Baseando-­se no que foi definido no primeiro passo, é preciso pensar em alternativas para o design da marca. O melhor a se fazer é fugir do “bonito x feio” e avaliar se ele comunica objetivamente os valores definidos e se é memorável, atraente e original.

Desenvolva identidade.

As identidades verbal e visual precisam ser concretizadas. A identidade verbal é a mensagem que orientará o discurso da empresa ­tanto no atendimento quanto na publicidade. Precisa ser pensada para cada público: clientes, funcionários, fornecedores, etc. Já a identidade visual deve ser algo exclusivo e deve envolver grafismo, cores, estilo, tipografia e linguagem, com o intuito de fazer qualquer pessoa identificar e reconhecer algum material da marca.

Ative a marca.

A sua marca precisa ganhar vida. Por isso, ela precisa ser ativada. Isto é, ela deve ser implementada de maneira planejada. O empreendedor deve associar o impacto da ativação com as dificuldades, custos e a verba disponível. É ideal que seja feito um plano de implantação para haver uma orientação adequada e eficiente.

Inicie a gestão da marca.

A gestão da marca deve sempre analisar se os atributos vêm sendo comunicados de maneira correta e uniforme. Isso engloba, por exemplo, arquitetura e decoração de loja e de materiais digitais. Para a marca estar sempre consistente ela precisa ser reavaliada periodicamente e, se for o caso, os ajustes necessários devem ser feitos.

 

 
VEJA TAMBÉM
Quer atrair novos clientes?
VEM DESBRAVAR COM A GENTE
ENTRE EM CONTATO AGORA